Como em todos os projetos de tecnologia DropsA para a mínima aplicação de Ar/Óleo, a ênfase é colocada na distribuição volumétrica, garantindo, através da confirmação e monitorização eletrônica, que a quantidade microdosada de óleo seja injetada em cada ponto. Isso está em contraste direto com os mais primitivos sistemas com divisores restritivos “splitter”, cujo o desempenho era bem menor, além de utilizarem quantidades maiores de lubrificante.
O sistema é basicamente composto por uma estação de bombeamento, como mostrado no diagrama abaixo, que fornece óleo para todo o sistema. Um PLC realiza o monitoramento, fornecendo informações sobre o desempenho do sistema para a central de operação. Estas interfaces podem ser configuradas de acordo com a necessidade do cliente.
Os satélites de lubrificação Ar/Óleo são colocados a bordo da máquina, fornecendo óleo a partir da unidade de bombeamento e ar através da conexão de utilidades. A distribuição de Ar/Óleo é feita através do distribuidor SMX base vermelha da DropsA, que dosa com precisão o volume de lubrificante que deverá ser injetado em cada ponto, além de fornecer um monitoramento elétrico do seu funcionamento através do Ultrasensor SMX.
Além disso, também pode ser monitorado o fluxo de ar em cada ponto de lubrificação. Isto garante que não só a quantidade exata de lubrificante a ser injetada em cada ponto, como também o seu fluxo de ar sejam mantidos dentro de uma faixa predefinida de mínimo e máximo.
– Aumento da vida útil do rolamento
– Maior produtividade, devido à redução da necessidade de substituições.
– A contaminação é mantida fora do rolamento.
– Monitorização eletrônica da injeção do lubrificante em cada ponto.
– Controle individual do fluxo de ar e do consumo de óleo.
– Rápido diagnóstico em eventuais problemas.
Número total de pontos: de 12 a 80
Lubrificante: óleo CLP 220 ÷ 320
Volume total de óleo por ciclo: mín 8cm³/ciclo máx 30cm³/ciclo
Frequência de operação: mín. 5 máx. 10 minutos
Comprimento do sistema: mín. 20mt máx 40mt
Pressão do Ar: 2-4 bar
– Unidade de bombeamento Ar/Óleo com controlador tipo PLC.
– Sensor para monitorização do fluxo de ar – indica o consumo de ar para cada zona.
– Distribuidor DropsA SMX Ar/Óleo.
– Ultrasensor SMX sensor de monitorização – indica o funcionamento do distribuidor.